sábado, 25 de abril de 2009
Praticando a bondade.
Existem dois tipos de bondades: A bondade de DEUS e a bondade dos homens para com os outros. Em uma sociedade onde os seus próprios interesses predominam nadando em um mar de egoísmo. Podemos nos perguntar: será real a existência da bondade ou a humanidade busca os seus próprios interesses? É o que encontramos hoje o egoísmo/individualidade imperando e buscando os seus próprios interesses e consequentemente a suposta felicidade.
Muitas vezes fazemos algo para os outros não pensando neles, mas em si mesmo, com a finalidade no nosso próprio prazer. E essa atitude chega até a corromper a bondade. Caro leitor, devemos ser convictos de que a bondade existe e é um dos atributos que DEUS nos proporcionou desde a criação. Posso dizer que a bondade é fruto do amor, logo DEUS é amor, e o amor é a sua essência. A sua bondade foi tão grande que Ele teve o cuidado de criar todas as coisas nos mínimos detalhes, o grande soberano do universo. Você parou para pensar a respeito da sua existência? Pois é! Você e feitura Dele, imagem conforme a sua semelhança. São palavras de DEUS na formação do homem. “Também disse DEUS: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;”Gn 1:26 b “Então, formou o Senhor DEUS ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida. E o homem passou a ser alma vivente.”Gn 2:7 A origem do homem está em DEUS.
Mas o egoísmo e os interesses falaram mais alto quando Eva decidiu comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Proporcionando a queda de toda humanidade. E DEUS com sua imensa misericórdia dá um exemplo de benevolência dando o que ele tinha de mais valoroso, seu único filho, JESUS, para que por meio dele sejamos salvos. DEUS é bom. A bondade de fazer o bem ao outros sem espera recompensa essa é a autentica bondade.
Eu não posso questionar a bondade sem antes questionar minhas ações bondosas. Caro leitor, a nossa bondade tem que ser motivada na bondade de DEUS, ou seja, a bondade de DEUS, seu amor, sua misericórdia tem que ser a base da bondade que oferecemos ao outros. A bondade de DEUS é tão grande é tão cheia de compaixão que ele não pode fazer acepção de pessoas na concessão de sua bondade, estendendo-se também a seus inimigos em toda a terra. Diante de tanta bondade, graça e misericórdia de DEUS de certa forma deixam-nos um pouco constrangido e até mesmo nos leva ao arrependimento. “Pois o amor de cristo nos constrange, julgando nós isto; um morrer por todos; logo todos morreram” 2ºCo 5:14 Se nós temos essa dádiva que é dada por DEUS isso implica dizer que devemos usá-la. Caro leitor, DEUS usa de bondade para conosco; dano-nos livramentos, suprindo nossas necessidades, ou seja, quando JESUS foi ao madeiro deixou lá toda miséria, enfermidade e a morte. Ele se fez maldito por nós, nos dando a condição de sermos de DEUS. A bíblia diz: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de DEUS são filhos de DEUS.” Rm 8:14 Logo, presumimos que deixamos a condição de criatura de DEUS para sermos seus filhos, para os que estão em cristo JESUS. JESUS em toda sua vida aqui na terra deu-nos muitos exemplos de bondade, mostrou-nos que é possível andar em amor, bondade em misericórdia para com os outros. Façamos fluir em nossos corações a misericórdia, exercitando cada vez mais a bondade. JESUS nos chama a amar como eles nos ama.
Versículo para meditação: “E assim,habite cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor.” Ef 3:17
Pv 11:17
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário