sexta-feira, 5 de junho de 2009

Viver com sabedoria


“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que praticam. O seu louvor permanece para sempre.” SL: 111:10

“Para que o DEUS de nosso Senhor de nosso JESUS cristo, o Pai da gloria, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele” Ef: 1:17



O conhecimento intelectual da verdade, a sabedoria, estar presente no nosso dia a dia, as tarefas que realizamos todos os dias automaticamente sem termos que nos esforçarmos, é uma forma de sabedoria. Existem questões que precisamos nos preparar muito antes, de tomarmos a decisão. Em certas situações muitas vezes não sabemos como agir. Uma decisão errada pode nos causar grandes problemas. E ficamos em duvida, e às vezes a deriva das opiniões das outras pessoas, por falta de sabedoria. O que fazer nesta hora? Qual é o caminho correto?
Existiu um rei, do reino Unido de Israel, chamado Salomão. o seu reinado foi de 970 à 931 a.c. em lugar do rei Davi, seu pai, sua mãe era Bateseba. Salomão foi um rei sábio e rico, administrou bem o seu reino, construiu o templo, mas no final de sua vida foi um fracasso. Salomão amava o Senhor, andava nos seus preceitos e do seu pai Davi. Certo dia apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos e disse-lhe DEUS: Pede-me o que queres que eu te dê. Salomão respondeu: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo com fidelidade e em justiça, e em retidão, de coração. Salomão muitas vezes se deparava em situações onde precisava tomar decisões justas e discernir entre o bem e mal. Com muita prudência, ou seja, Salomão pediu sabedoria, conhecimento, tudo o que um rei precisava para reinar. E DEUS se agradou pelo pedido de Salomão e fez segundo as suas palavras. Então DEUS deu uma demonstração do dom de sabedoria a Salomão. Mas Salomão teve sua decadência tanto espiritual como material, o seu reino que por sua vez era o maior do mundo. Logo começou a desmoronar por fraquezas internas. Havia algumas proibições onde Salomão foi relapso, como por exemplo: reproduzir cavalos, casar-se com muitas mulheres (poligamia). Tinha uma restrição a respeito nesta ultima proibição; a idolatria, essas esposas de Salomão levaria o povo de DEUS a ser idolatra. Infelizmente a advertência de DEUS tornou-se realidade. Por mais sabedoria, conhecimento que tenhamos estamos sujeitos a fracassar em certas situações, mas, graças ao nosso pai da gloria que por intermédio de seu filho amado JESUS nos enviou seu doce ESPIRITO SANTO, para habitar em nós, e nos guiar em toda verdade, sabedoria, segurança.
Caro leitor, o Senhor JESUS em toda a sua trajetória aqui na terra, sempre foi guiado pelo doce ESPIRITO SANTO de DEUS, que trazia orientações do seu pai. JESUS disse: não faço a minha vontade, mas do meu pai que me enviou. A vontade do nosso DEUS é repleta de sabedoria. Não é? Será que estamos levando o Senhor a sério? Vivemos nesse mundo obedecendo aquilo que estar na sua palavra? O verdadeiro sábio é aquele que O teme, ai está o principio da sabedoria. Tiago, irmão de JESUS, disse em sua carta, no cap. 1 versículo 5 diz: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-te a DEUS que a todos dá, liberalmente e nada lhes impropera: e ser-lhe-á concedida. ELE é a fonte da sabedoria. Essa sabedoria não é o conhecimento intelectual ou filosófico mas o conhecimento a respeito dos constantes ataques, com esse conhecimento poderemos compreender os propósitos das tentações. Quando decidimos andarmos em sabedoria divina , ou seja, conseqüentemente estaremos em santidade. Assim devemos evitar qualquer envolvimento com a injustiça e o mundanismo. Sejamos cuidadosos para não trabalharmos a favor daqueles cujo os caminhos são contrários a palavra de DEUS, que com toda certeza não agradará o Senhor.



Versículo para meditação: “A boca do justo profere a sabedoria, e a sua língua fala o que é justo” SL: 37:30

“Os meus lábios falaram sabedoria, e o meu coração terá pensamentos judiciosos.”SL: 49:3

PV: 2:10/ 16:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário